quarta-feira, setembro 26

Assuntos Relacionados - Sociedades Secretas e Semi-Secretas mais Conhecidas

Maçonaria - Originária de uma ordem secreta, face a sua existência numa constituição e por questões que envolvem a ilegalidade, compreende-se que a Maçonaria é apenas uma associação sem fins lucrativos com alvará de funcionamento e devidamente reconhecida pela sociedade.

Ordem DeMolay - Por questões que envolvem uma ilegalidade natural e face a sua proibição "igualmente natural" em todos os países, a Maçonaria e a Ordem DeMolay não podem ser diretamente consideradas sociedades secretas. São reconhecidas apenas como associações devidamente registradas e reconhecidas pelas autoridades de cada país.
Porém ambas possuem reuniões regidas por rituais secretos. Apesar de serem conhecidas por praticarem a formação do caráter de seus membros, seus rituais e sua filosofia são restritas, presando pela tradição de séculos. Os modos de reconhecimento são revelados apenas para os membros iniciados, como: palavras, gestos, apertos de mão, imagens, anagramas e códigos. Comumente ouve-se falar de algum meio de reconhecimento usado pelos membros, mas a quantidade deles listada leva a crêr que eles são alterados de tempo em tempo.

AMORC - A Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC) é uma fraternidade formada por homens e mulheres, sem distinção de crença ou etnia, não religiosa, não dogmática, apartidária, que tem como objetivo o estudo das leis místicas universais, para o aperfeiçoamento da humanidade e de cada indivíduo. Fundada nos EUA, em 1915, por Harvey Spencer Lewis, ela também é conhecida por seu nome em Latim, Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis. A AMORC é a maior fraternidade rosacruz existente, em número de membros e de países em que possui membros ativos. Esta denominação é a simplificação de Antiga e Arcana Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada.

Illuminati - Sociedade secreta fundada para combater a tirania. Influiu de modo decisivo nas revoluções francesa e russa. A maçonaria, para sobreviver no pós revolução francesa, obrigou-se a adotar seus princípios iluministas.

S.S.C - Sociedade secreta usada em algumas situações por cristãos que de certo modo dariam suas vidas para que a Igreja triunfasse. Atualmente se envolveram em questões políticas e sociais e não ganhou o apoio do Vaticano. A questão política abordada aqui se diz respeito à eleição francesa apoiando a candidata Ségolène Royal.

Nenhum comentário: