quarta-feira, setembro 26

Assuntos Relacionados - Teoria da Conspiração

O que é

Teoria da conspiração é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até à ocultação de informações científicas muito importantes.

História

Muitos acreditam que o assassinato de John F. Kennedy teria sido planejado através de uma conspiração.No passado foram identificadas e provadas várias conspirações e é natural que todos os dias tenham lugar centenas de conspirações de maior ou menor importância. Por isso, mesmo que não existam provas, qualquer pessoa pode lançar uma teoria que se baseia em factos que nem ela própria conhece.

Uma vez demonstrada, uma conspiração deixa de ser uma teoria. Por isso, as teorias da conspiração estão necessariamente por confirmar. Muitas vezes, estas teorias são defendidas por pessoas que acreditam em determinadas conclusões que não podem provar, e por isso usam uma teoria da conspiração para provar as conclusões e explicar porque é que não existem provas que sustentam essas conclusões - segundo eles, os autores da conspiração ocultam sempre as provas.

Uma teoria da conspiração é precisamente o contrário de uma teoria científica, já que não pode ser refutada: as provas que endossarim as teorias são utilizadas pelos seus defensores para provar que os conspiradores são tão perfeitos que as conseguem camuflar.

Assuntos relacionados com governos, nazistas, religiões (católicos, judeus, budistas) holocaustos,comunistas e extraterrestres podem estar associados e ser utilizado como instrumento para endossar uma boa teoria de conspiração. Estas teorias presentes no imaginário popular que deram origem aos livros, aos filmes ou aos seriados de televisão, embora muitas vezes com resultados catastróficos, dependendo do modo da divulgação se mostraram muito fáceis de aplicação e exploração.

Conspirações são fatos provados historicamente em seu tempo podendo também ser manipulados por governos para tentar aniquilar ou acabar com um povo ou uma cultura alegando que ele ou eles estão contra o mundo.

Governamentais ou não, algumas organizações historicamente reconhecidos por instigarem conspirações para o bem de seus governos ou propositos. FBI CIA KGB Scyard Mc Donald's Coca Cola e Greenpeace etc).


Elementos recorrentes das teorias da conspiração

Apollo XI - ida do homem a lua
Área 51
Assassinos por Controle Remoto
Atlântida
Comissão Trilateral
Jesuítas
Clube Bilderberg
Fnord
Illuminati
Maçonaria
Mensagens Subliminares
Misticismo
Nikola Tesla
Opus Dei
Templários
OVNIs
Priorado de Sião (Vide O Código da Vinci)
Pseudociência
Rosa Cruz
Satanismo
Seitas Gnósticas
Sionismo (en:Protocols of the Elders of Zion)
Caveira e Ossos
Sociedades Secretas
Homens de Preto (Também conhecido como Majestic 12)
John F. Kennedy

Livros sobre Teoria da Conspiração
As teorias da conspiração inspiraram vários autores de obras de ficção. Estas obras são quase sempre complexas e deliberadamente confusas, cheias de informação detalhada que poderá ou não ser relevante para a trama. Normalmente, um outsider descobre uma conspiração potencial por acaso. O protagonista enreda-se cada vez mais nos meandros da conspiração, que se revela cada vez mais complexa e inacessível. A realidade é posta em questão, e no fim não se percebe se estávamos perante uma verdadeira conspiração ou perante uma coincidência ou ilusão.

Alguns livros de interesse, sobre conspiração:

Dr Oswald le Winter (ex agente CIA), Democracia e secretismo ISBN 9721050032
Robert Wilson, O livro dos Illuminati ISBN 972936009x
Duncan Campbell, O mundo sob escuta, As capacidades de intercepção do séc XXI ISBN 9728351585

Exemplos
The Illuminatus Trilogy de Robert Shea e Robert Anton Wilson, que provocaram o ressurgimento do interesse por sociedades secretas novecentistas.
O Pêndulo de Foucault de Umberto Eco
Cthulhu Mythos de H. P. Lovecraft
Arquivos X
muitas das novelas de Philip K. Dick
O Código da Vinci
Os Protocolos dos sábios de Sião ou Elder of Zion Livro que teria sido usado como base pelo nazismo para massacrar os judeus
A série de ficção científica Ficheiros Secretos (no Brasil conhecida como Arquivos X) é outra obra de ficção que envolve teorias da conspiração.
Diário da CIA
A Guerra secreta
Projeto Guerra nas Estrelas
Deception Point - Dan Brown

Mortes Misteriosas
1 - Elvis Presley
2 - James Dean
3 - Marilyn Monroe
4 - Princesa Diana
5 - John F. Kennedy
6 - Bruce Lee
7 - Laura Palmer (Personagem da série de TV americana Twin Peaks de David Lynch que também virou filme, interpretada por Sheryl Lee, é um dos maiores sucessos da história da TV americana)
8 - Jim Morrison
9 - Falco (Músico Austríaco)
10 - Lolo Ferrari (Dançarina e Atriz Pornô Francesa, conhecida pelos enormes seios)
11 - Napoleão Bonaparte
12 - Tupac Shakur (Rapper americano, também conhecido como 2 Pac)
13 - Tancredo Neves (Eleito presidente do Brasil por um colégio eleitoral em 1985, após longo período de ditadura, morreu por infecção hospitalar, na noite que antecederia sua posse, depois de ser internado com fortes dores abdominais, assumindo a Presidência o vice José Sarney)
14 - Kurt Cobain

Um comentário:

Anônimo disse...

muito interessante o tema abordado, o assusnto está sendo transmitido de maneira clara e muito bem desenvolvida, tema que pode gerar muitas polêmicas !

Parabéns !

bjo.